Esse concurso de fotografia apenas roubou suas fotos?

concurso

Os concursos de fotografia podem ser uma ótima maneira de promover o seu negócio de fotografia. Suas imagens poderiam acabar em websites de prestígio, em revistas ou em publicações que são enviadas para compradores de fotos em todo o mundo. Eu entro concursos por este mesmo motivo, mas olho cuidadosamente para os direitos que estou dando. Muitas vezes, por qualquer motivo, um concurso pedirá direitos que vão do desnecessário ao ridículo.

Espero que minhas imagens vencedoras sejam usadas para promover o concurso e a empresa colocando. Eles me dão um bom prêmio e eu deixo eles usar minhas fotografias. É um comércio justo. O problema começa quando o concurso pede direitos sobre suas imagens, apenas porque você inseriu suas imagens.

Muitas competições, feitas por algumas das revistas, pci concurso organizações e galerias mais conhecidas são, basicamente, Rights Grabs. Eles não são mais do que uma maneira de obter muitas imagens que podem usar gratuitamente, e às vezes até vendem para o seu lucro, e não o seu. Para adicionar insulto à lesão, muitos desses concursos irão cobrar uma taxa de inscrição de US $ 10 a US $ 40. Então você está pagando para arrancar você.

Os direitos solicitados por muitas competições permitiriam vender sua imagem da maneira que quiserem, incluindo:

Um impresso ou e book
Posters, protetores de tela, papel de parede
Para ilustrar artigos de revistas
Peças publicitárias e de advertising and marketing
Logotipos e websites da empresa
Calendários
E você nunca veria um centavo dessas vendas, ou seria creditado pela imagem.

Agora não me interpretem mal. Há algumas boas competições por aí que não estão no negócio de fazer Rights Grabs, mas cabe a você determinar quem são. Certifique-se de ler todas as regras antes de entrar, prestando especial atenção à seção “Direitos concedidos”.

Pode ser assustador ler as regras, pois podem ser exibidas em várias telas e ter hyperlinks para outras páginas com mais regras. As regras que se seguem para a tela após a tela podem ser um sinal de que as pessoas do concurso estão tentando enterrar algo onde você não vai encontrá-lo, ou está apenas pedindo demais. Quanto mais as regras, mais nervoso eu me tornarei. E essas regras são escritas pelo departamento jurídico e estão cheias de legais. Certos termos e palavras devem definir sinos de alarme, incluindo:

Na perpetuidade
Qualquer e toda a mídia agora ou a seguir conhecida
Designados
Ao enviar uma entrada
Aqui estão algumas amostras de regras reais, tanto ruins quanto boas. Eu não estou namorando as competições ruins porque eu não quero chutar essa refeição cheia de advogados.

Regras ruins

Então, você é foto não é bom o suficiente para ganhar, mas é bom o suficiente para usar em nossa publicidade, de graça. (Fui pessoalmente contatado pelo chefe desta empresa e pedi para entrar no concurso porque gostava do meu trabalho. Fiquei lisonjeado, mas tive que recusar educadamente e eu disse que period por causa dos direitos solicitados).

O Administrador, o Organizador e seus respectivos licenciados, sucessores e cessionários terão o direito de usar todo ou parte de sua Entrada, … em qualquer lugar do mundo e em perpetuidade, para propaganda, comércio, promoção e publicidade futuras de qualquer maneira e em qualquer meio agora conhecido ou desenvolvido em todo o mundo em perpetuidade, sem compensação …
Se você ganhar, sua foto pode ser usada para promover isso, ou qualquer outro concurso, bem como para propaganda, para sempre. Não seria bom colocar um limite de uso de um ano?

… cada vencedor concede ao Patrocinador e seus designados uma licença perpétua mundial irrevogável, isenta de royalties, não exclusiva, para usar e distribuir … em todas e quaisquer mídias agora ou a seguir conhecidas … para fins de … Publicidade e promoção do Patrocinador … sem compensação adicional …
O QUE??? É ruim o suficiente que eles querem usar suas imagens para publicidade gratuita, mas como downloads gratuitos e papel de parede? Inacreditável!

Os participantes concordam com o Patrocinador oferecendo imagens para downloads gratuitos e como papel de parede do computador.
Boas Regras Man Tal – www.GuyTal.com – As regras de Man eram curtas, doces e, o mais importante, eram justas. Ele mesmo titula esta parte de suas regras, “The No-Rights-Seize Rule”.

Ao entrar neste concurso, você me permite enviar suas imagens enviadas neste web site e no meu weblog, juntamente com o seu nome. Você também concorda em fornecer seu nome e informações de contato aos meus patrocinadores, a fim de facilitar a entrega dos prêmios. Você retém todos os outros direitos.
Artes de comunicação – www.commarts.com – Esta regra é tão curta e doce, é como um sopro de ar fresco “concurso”.

Você mantém todos os direitos sobre suas imagens. Se selecionado, você precisará nos conceder o direito de reproduzir a imagem ou imagens para nossa publicação on-line e baseada em impressão.
Picture District Information – O que eu gosto sobre esta regra é que é curto, descreve com precisão onde a imagem será usada e por quanto tempo.

Ao enviar imagens, você concede ao PDN o direito de usar a entrada em exposições e promoções impressas e on-line quando diretamente relacionadas aos Prêmios de Curadoria PDN por 24 meses.
Os concursos fotográficos exigem que você seja um consumidor informado. Você pode fazer isso por:

Lendo as regras
Entendendo o que você lê
Determinando quais direitos você está confortável dando
NOw vá lá, pegue muitas fotografias fantásticas e divirta-se entrando em concursos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *